INICIAL CAMPANHAS DOCUMENTOS HISTÓRIA
NOSSA HISTÓRIA
psico

A Casa da Criança Batuíra surgiu a partir do lema máximo do espiritismo, dito pelo seu codificador - Alan Kardec: Fora da caridade não há salvação. Os membros do Centro Espírita Batuíra ao reunirem-se para definir qual seria a forma de colocar em prática os ensinamentos de Kardec optaram por trabalhar com o público infantil, pois não se pode aguardar o homem renovado sem o amparo à criança.

Definido pelo grupo a opção de focar os esforços no amparo à infância e juventude, foram iniciados os trabalhos para arrecadar recursos para aquisição de terreno, construção e finalmente manutenção da instituição. Em 19 de Março de 1980 a instituição foi registrada no cartório de pessoas jurídicas de Taguatinga sob o nome de Obras Sociais do Centro Espírita Batuíra. Liderados pelo Dr. Romélio Carlos de Souza e por Dionéia Lustosa, o grupo realizava uma série de eventos para arrecadação de recursos enquanto a obra estava sendo conduzida. Somados os recursos pessoais de vários membros do grupo aos recursos obtidos pelos eventos, foi realizada uma construção ampla e adequada às finalidades de amparo à infância e à juventude, conforme as ideias da época.

Em 1989 a Casa da Criança Batuíra acolheu as primeiras crianças, ainda funcionando com poucas vagas e sem uma estrutura totalmente formada. A partir de então foram aumentando o número de abrigados na instituição que chegou a ter 46 crianças e adolescentes acolhidos. Atualmente as recomendações da CONANDA são de que as instituições de acolhimento que trabalham com o modelo institucional (grandes construções com dormitórios coletivos) atendam no máximo 20 crianças, que tem sido o nosso limite de crianças acolhidas simultaneamente.

Nossa prioridade atual é a reintegração familiar das crianças, pois compreendemos que a convivência familiar é muito salutar para o desenvolvimento pleno do ser humano. Nosso programa de reintegração familiar busca localizar parentes que possam assumir a guarda das crianças e auxilia a família a sanar alguns dos distúrbios causadores da desintegração familiar.

COMO AJUDAR?

PRESTAÇÕES DE CONTAS
contato@ccbatuira.org.br
(61) 3036-9101 ou 3201-7811
QNM 32, Área Especial, Módulo C - Ceilândia/DF
Mapa: http://goo.gl/maps/c0Kph