- Alessandra
Apadrinhamento Afetivo
Atualizado: 23 de nov.

Como funciona o apadrinhamento afetivo?
Essa modalidade possibilita que um padrinho ou madrinha auxilie a resgatar o convívio familiar de crianças e adolescentes que não conseguem esse suporte emocional dos responsáveis. Dessa forma, o menor de idade tem a possibilidade de se relacionar e conviver em outro ambiente. Ou seja, com passeios e outras atividades que o façam conhecer valores que favorecem e podem influenciar positivamente sua formação.
O apadrinhamento permite ainda que o padrinho ou madrinha frequente a escola da criança ou adolescente, participando efetivamente da rotina deles. É válido lembrar que esse projeto não implica em nenhum vínculo jurídico (adoção).
As pessoas que se predispõem a esse gesto nobre recebem orientações e acompanhamento da equipe técnica, para que consigam construir os laços afetivos de forma consciente e saudável. A seleção envolve, inclusive, uma visita técnica à residência e também o cumprimento de alguns pré-requisitos.
Como apadrinhar?
O primeiro passo é preencher os requisitos necessários:
Possuir idade mínima de 25 anos, não inscritos nos cadastros de adoção;
Residir no Distrito Federal;
Atestar certidão cível e criminal negativa atualizada;
Participar de avaliação psicossocial realizada pela equipe técnica executora do projeto (entrevista, estudo social, participação de oficinas preparatórias e segmento de orientações);
Participar de todo processo de seleção e capacitação;
Participar da palestra inicial com duração de 2h e das duas oficinas preparatórias obrigatórios, com duração de 3h cada.
Ter disponibilidade afetiva para manter relação e convivência com os afilhados em longo prazo.
Qual é a importância do vínculo afetivo?
O vínculo e o afeto que é proporcionado à criança é um dos principais fatores para moldar o seu caráter e também a sua personalidade. Esse sentimento pode, inclusive, prevenir doenças de cunho psiquiátrico como a depressão e a ansiedade.
A presença de amor e carinho, na vida de qualquer ser humano, é biologicamente importante para ajudar nas conexões cerebrais e melhorar seus circuitos.
Uns minutos a mais para brincar, saber elogiar a criança quando ela fizer algo bom, contar uma história antes de dormir, um abraço num momento de medo, entre outras atitudes simples, pode interferir significativamente no futuro dessa criança e como ela passará a interagir com o ambiente em sua volta.
Qual o período de inscrição?
Período de inscrição: 04/07/2023 a 31/07/2023, por meio do link abaixo:
Para maiores informações: (61) 3201-7811 e 9.8580-8634